sábado, 22 de maio de 2010

Independente de religião, só uma reflexão pessoal...

Sexta – feira eu fui à igreja rezar. Rezar para Deus acalmar meu coração! E ele, só para variar, atendeu minha oração, Acalmou! :D 

Rezar -v.t. Proferir, dizer (oração ou súplicas religiosas); fazer preces: rezar dez padres-nossos. / Referir, conter escrito: isto é o que reza a lei. / Fig. Resmungar, murmurar. / Dirigir súplicas (à divindade); orar: rezar aos santos. / Tratar, falar: é um dos maiores feitos de que reza a história. / &151; V.i. Fazer oração a Deus ou aos santos.
Orar -v.i. Fazer oração, rezar. / Pronunciar um discurso, falar em tom oratório; pregar. / &151; V.t. Pedir, rogar em oração, em prece.

Coloquei a definição, porque sinceramente não vejo diferença, além é claro, de em uma palavra o significado estar mais completo, e na outra por ser sinônimo ser um pouco mais resumido. Certa vez escutei alguém falar que a troca da palavra rezar, antes sempre dita por todos, pela palavra orar foi uma provável invenção da imprensa. Achei que tem lógica. Segundo essa jornalista, que não me lembro mais o nome, mas vi no programa Altas Horas do Serginho Groisman, a imprensa deve ter inventado isso devido o limite de caracteres que podem ser utilizados em uma manchete. Apesar da palavra ser menor somente em um caractere, diminuindo um pouco em cada palavra a manchete acaba , podemos dizer, ficando mais completa. Como o antigooo ditado, “È de grão em grão que a galinha enche o papo".

Se isso é verdade, não sei, mas resolvi escrever sobre isso, porque as vezes não consigo entender a questão que as pessoas fazem em arrumar pretestos para diminuir alguém, pelo simples fato de usar a “palavra sinônima”  errada, ao ponto de quem julga. Acho que temos muito mais coisas para nos preocupar nesse mundo do que se a palavra mais bonita a ser usada é "Rezar" ou "Orar". Para mim as duas querem dizer a mesma coisa "nome dado a conversa que temos com Deus"!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lua!!

E também já tinha percebido que as pessoas tinham parado de usar "rezar" hehehe

Não sei se foi invenção da mídia, a minha teoria é a de que os evangélicos adotaram "orar" para se diferenciarem dos católicos... hehehe Mas sei lá se minha teoria procede hehehe

bjinho
Simone

Lua Marangoni disse...

Pois eh Simone, concordo com você. Acho que é só para contrariar.. rs

Related Posts with Thumbnails